quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Anísio Teixeira

                                               
Anísio Teixeira considerado um dos pioneiros da educação e da cultura pelas suas conquistas e empreendedorismo, idealizador da escola pública universal e gratuita idealizada como essencial para a democracia, um líder na renovação na mudança de rumo do cenário da educação no Brasil.
Pioneiro no que se diz respeito a educação ambiental instituindo o dia da arvore, como também a projeção de novas escolas sendo contrário as adaptações de galpões para se tornarem salas de aula; idealizador da permanência dos alunos durante todo o dia na sala de aula para formação do caráter e se tornando um modelo a ser seguindo modelo este que o mesmo havia conhecido em Detroit.
Também ficou bastante conhecido como o autor da autonomia da educação, principal mentor para renovação das artes na Bahia e também implantou em vários estados da federação centros de pesquisas educacionais em conjunto com pesquisas sociais, pioneiro na criação das fundações estaduais de ciência e tecnologia, com a : instalação da primeira delas, a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, na Bahia, em 1950, doze anos antes da segunda, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); criou e implantou, com Darcy Ribeiro, a Universidade de Brasília UnB) em 1961, na qual chegou a reitor. A partir da UnB, que começou suas atividades já com pós-graduação, incentivou essa atividade nas demais universidades. A UnB foi pioneira na introdução de estudos pré-universitários, que chegou a implantar, antes da destruição a cargo da ditadura, em 1965. São eles que inspiram os atuais Bacharelados Interdisciplinares, introduzidos pelo projeto da Universidade Nova, sob a liderança do Prof. Naomar Almeida Filho; introduziu o sistema nacional integrado (União, estados e municípios) de educação e cultura, cujo plano financeiro organizava-se segundo pessoal, manutenção e construção (1962); Concretizou o I Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso Nacional em setembro de 1962, que chegou a ser aplicado em 1963, mas foi imediatamente sustado pela ditadura; inspirador do atual Programa Mais Educação, do MEC, iniciado no governo Lula, em 2007.E sem contar as várias contribuições para o crescimento social e intelectual de todo o povo brasileiro através da educação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário