Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da
educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional Sobre
Educação para o Século XXI , coordenada por Jacques Delors.No relatório editado
sob a forma do livro: “Educação: Um Tesouro a Descobrir” de 1999 e
reeditado pela Editora Cortez (tendo parte da 7ª edição, de 2012, como base
para este breve comentario), a discussão dos “quatro pilares” ocupa todo o
quarto capítulo, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos
fundamentais de educação: aprender a
conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser,
eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação.
A educação deve
organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que ao longo
da vida humana, serão pilares do conhecimento: aprender a conhecer
(adquirir instrumentos de da compreensão), aprender a fazer (para
poder agir sobre o meio envolvente, aprender a viver juntos (cooperação com os outros em
todas as atividades humana), e finalmente aprender a ser
(conceito principal que integra todos os anteriores). Estas quatro vias
do saber, na verdade, constituem apenas uma, dado que existem pontos de
interligação entre elas.
Geralmente, o ensino se
apoia apenas em um dos pilares: aprender a conhecer, e em menor escala, no
aprender a fazer. Os outros dois pilares ou são negligenciados, ou são
subentendidos como prolongamentos naturais dos dois primeiros. A Delors (2012) entende ensino
estruturado a fim de que a educação surja como uma experiência global a ser
concretizada ao longo de toda a vida, tanto no plano cognitivo quanto no
prático (pg 74).
FONTE: http://www.joseeduardomattos.com.br/quais%20sao%20os%20quatros%20pilares%20da%20educacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário